sexta-feira, 10 de agosto de 2007

As origens

A questão sexual sempre esteve presente. Desde o dia em que o primeiro macaco (ou macaca, por quê não?) começou a andar sobre duas pernas. Se bem que deve ter sido mesmo um macaco. Isso explicaria facilmente a dominação masculina durante milhares de anos.

Imagine uma grande tribo de símios quadrúpedes, quando, de repente, um deles se levanta! Que espanto! Pense só na sensação que deveria estar sentindo aquele único animal. Em pé, poderoso diante todo o grupo. Olhado, admirado, invejado. Superior perante seus iguais. Mais alto, mais rápido. Este pode ter sido o marco inicial da cultura machista.

E na frágil, porém já articulada, mentalidade daqueles seres, o que teria se passado? “Como nunca pensamos nisso antes?” diriam, se já dominassem a fala. Os outros logo tentariam fazer o mesmo, pondo-se, pouco a pouco, em pé. As fêmeas teriam mais dificuldade. Não devia ser fácil levantar-se com o peso dos filhotes, sem falar dos mamilos. E as grávidas, então, quanto trabalho teriam passado nos primeiros momentos. Primeiras tentativas de equiparar-se ao macho. De mostrar que também podem.

Mas, e se tivesse sido uma macaca? E se fosse uma fêmea a precursora dos bípedes? Esse fato alteraria toda a vida no planeta até os dias de hoje. É fácil imaginar os machos babando ao seu redor. Admirando, desde aquele momento, suas curvas, nunca antes notadas. As pernas – ainda que cheias de cabelos – começavam a despontar a libido do bando. O que se seguiria, além da dominação feminina, seria uma explosão populacional sem precedentes. A pré-história nunca mais seria a mesma. Com o boom habitacional, o ritmo de desenvolvimento se aceleraria. A sociedade chegaria a todos os seus momentos mais marcantes com pelo menos uns 800 anos de antecedência! Seria a inversão dos papéis que hoje se assiste. E tudo isso, claro, de maneira muito natural, sem causar espanto. Afinal de contas, foi uma mulher quem se levantou primeiro.

Os homens, oprimidos e relegados a um papel secundário na sociedade, logo se organizariam em sindicatos e associações para exigir seus direitos. O dia internacional do homem seria um dia de protestos e manifestações. O movimento machista seria visto por uns (ou umas) como uma ameaça. Outros achariam justo a igualdade de gêneros. Os mais antigos aceitariam passivamente sua condição inferior de homem.

É, talvez essa pequena diferença tivesse alterado os rumos da civilização.

10 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

Muuuito bom!!! Má tu tá te puxando, hein?! VOu te contar...
To até com inveja agora, Sr Veríssimo.

E é... certamente foi um macho o primeiro a se levantar. É só vermos o mundo como está.

Mas e como nos chamariamos? "Mulheridade"???

Anônimo disse...

uhuuu muuuito bom esse!!!
gostei mesmo!!!
olha... se continuar assim......
bjsss

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Texto da aula do Vitor.
Foi justamente porque um macacO se levantou primeiro que o mundo é como é. Só podia.
Hahaha
Beijos

Rô Peixoto disse...

Não tenho muita idéia de como seria, mas eu bem que gostaria de ver o mundo da primeira macaca!
Com certeza, não existiria Bush, Lula e, quem sabe, nem guerras mundias... Acho que seria um mundo mais pacífico, bem mais à maneira das mulheres!

Ótimo texto, Sammy!!
Tô com saudades!!
Beijos!!

Unknown disse...

Acessei teu blog por recomendação de uma fã tua.
Valeu!
Que safra boa esta de voces, os jornalistas que se cuidem.
Realmente escreves muito bem!
Beijo e sucesso sempre!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Essa foi a minha mãe... não te assusta. hehehe

Giana Hahn disse...

Ahh texto do vitoorr!! me lembro que ele leu na aula e eu adoreeii! agora que li todo, então, só confirmei! bah mto bom o teu texto! Muito mesmo! Parabéns

Anônimo disse...

Esse texto apenas corrobora minha tese, muito antes pensada, antes mesmo da idéia e opção pelo Jornalismo: um dom para expressar-se pela escrita. Não é à toa que te chamava de "poeta" muito antes de "neuroses e macacos"...

Continue assim, desenvolvendo esse dom pelas linhas - ainda não percorridas pelo seu bastão de idéias - da vida.

Inegavelmente, sou teu fã!

Unknown disse...

Sammy!! Eu tenho uma porçãozinha de coisas pra te contar!! bem legais!! Eu já deixei recado em todos os lugares, pra ter certeza de que tu viu! hehehhe Mas não se empolga que tem a ver comigo!

Vamos marcar um cinema??

Beijooooss!

vitor disse...

pronto, o mistério da autoria foi desfeito... hehehe