sexta-feira, 15 de junho de 2007

Vergonha

A Zero Hora não honrou o bom jornalismo na reportagem do dia 25/05 sobre a greve dos municipiários em Porto Alegre. No texto, fica claro o posicionamento do jornal contra os funcionários públicos. A premissa básica de ouvir todos os lados da notícia parece ter sido totalmente ignorada. O espaço dado às opiniões em favor da manifestação foi pífio! Enquanto a matéria que literalmente esculachava os grevistas ocupava cinco colunas de uma página (juntamente com uma foto e um box), a parte reservada à voz dos manifestantes era composta apenas por uma coluna no canto da página 5.

Um jornal com a maturidade de Zero Hora não pode resvalar em desvios tão amadores de ética e técnica jornalísticas. Os erros já começam pelo título. “Protestos sem limite” (em vermelho) dá a idéia de que a população não toleraria mais protestos. Tudo bem que a matéria tenha sido feita em uma semana tumultuada na capital, com diversas manifestações sociais pelas ruas da cidade. Mas o título chega a ser opressivo. Passar à sociedade a idéia de que protestos só atrapalham e azucrinam a vida dos cidadãos é uma atitude que não condiz com a lei maior do jornal: a imparcialidade.

Ao rotular uma manifestação de insensível e mostrar os grevistas como seres ávidos somente por aumento salarial, o jornal desmerece seus leitores com uma visão extremamente (mal) direcionada dos fatos. O protesto foi feito em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), na avenida Osvaldo Aranha. Zero Hora atacou incessantemente os municipiários por fazerem manifestação em frente ao HPS, alegando que a mesma causou tumulto, barulho e congestionamento. Ainda foi dito que os grevistas reivindicavam apenas aumento salarial. A causa de o protesto ser em frente ao hospital não foi citada. A escolha do local foi tomada, pelo jornal, como pura opção dos grevistas em maltratar e prejudicar os pacientes internados. Não foi sequer mencionado que os municipiários almejavam melhores condições de trabalho no HPS. Esse erro foi fatal e digno de um pedido de desculpas.

Outra colocação da reportagem chega a beirar a idiotice e a redundância. O texto questiona se são válidas manifestações que tumultuam o cotidiano da população. Ora, se as repórteres responsáveis pela matéria conhecem uma maneira melhor de conseguir atenção da população para uma causa sem que a mesma tenha que ser impactada, deveriam ter dito. Foi totalmente dispensável e de extremo mau gosto o comentário.

Porém, merece elogio a colunista Rosane de Oliveira, que, no mesmo dia, dissertou a respeito do tema. Ela soube tratar com sensatez a manifestação. Condenou fortemente o movimento em frente ao hospital, mas, pelo menos, possuía argumentos pluralistas e coerentes. Falou da exigência por melhores condições de trabalho e tocou numa questão crucial: torcidas do Internacional e do Grêmio fazem igual ou maior alarde toda vez que seu time ganha um jogo. A barulheira, além de ser desprovida de qualquer ideal político ou social, perdura a noite inteira e também perturba os hospitais.

É lamentável a atitude de Zero Hora nesse contexto. Avacalhar com um acontecimento sério é avacalhar com a opinião pública. As conseqüências de um protesto em frente a um hospital foram supervalorizadas em relação às motivações imbuídas na manifestação. Foi, com certeza, um desrespeito ao leitor e às próprias convicções do veículo. Ou o jornal assume que não é imparcial, ou tenta, ao menos, disfarçar melhor essa piada.

3 comentários:

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

E mais uma vez os jornais (neste caso, a Zero Hora) mostram que deixam a imparcialidade (que tanto pregam) de lado. Já estamos cansados de ver isso. Todos os dias encontramos matérias que expoem explicitamente a posição dos veículos!

Chega a ser ridículo permanecer com esse discursinho imbecil.

Beijos

Rô Peixoto disse...

Sammy!

Que bom que tu gostou do meu blog! Aparece lá sempre que quiser, tu sabe que é sempre bem vindo!!

O teu, que é totalmente diferente do meu, é bem legal! Mais sério, mais típico de um estudante de jornal! Mas abre os olhos pra muitas coisas!

E quanto a reportagem: vai morar no centro pra ver como é legal esas manifestações!!! (hehehe... brincadeira)

Beijosss

Giana Hahn disse...

Bah, Samir!! Muito bom teu texto, hein, ombudsman hehehe! Abordou muito bem a questão!! Parabéns!

Beijo