quinta-feira, 13 de março de 2008

Incoerências

A Igreja Católica está mesmo apavorada. Como não consegue estancar a crescente perda de fiéis, resolveu, essa semana, fechar o cerco sobre os que ainda restam. O Papa Bento XVI aumentou, como num passe de mágica, a lista de pecados capitais. De sete, passaram para treze os atos que devem fazer com que o cristão se confesse.

Alguns novos pecados até possuem um caráter mais nobre. Como, por exemplo, poluir o meio ambiente, gerar pobreza e violar os direitos humanos. Já outros itens são uma clara amostra do conservadorismo da Igreja diante das questões atuais. Aí se inclui o mais novo crime capital: realizar manipulações genéticas. Outro novo pecado é praticamente hipócrita: acumular riqueza em excesso. Ora, se o Vaticano doasse metade do ouro que tem, já estaria colaborando para a erradicação da miséria no mundo. Os trajes literalmente dourados do Santo Padre também contradizem o voto de pobreza.

Bento XVI disse que a atualização da lista se faz necessária para inserir a Igreja no mundo globalizado. Mas a medida apenas fez retroceder ainda mais a milenar instituição. Enquanto a Igreja Católica não resolver essas contradições internas e se tornar um pouco mais flexível diante dos problemas contemporâneos, a perda de fiéis para os cultos evangélicos continuará atormentando o Vaticano.

5 comentários:

Samir Oliveira disse...

Tá, eu admito: é um pequeno comentário para a aula de rádio. Vai preencher essa lacuna enquanto eu não atualizo :(

Eliane! disse...

Oi Samir
Obrigada pela visita. Aproveito e também vou colocar o teu blog nos meus liks.

Sobre a Igreja Católica, um professor meu, há uns bons anos atrás, comentou que quem realmente conhece História, jamais concorda com os absurdos que ela cometeu e ainda vai cometer. Esse foi apenas mais um...

Rô Peixoto disse...

Se usar camisinha deve dar a mão à palmatória, e, se pegar AIDS, deve rezar, rezar muito!!


Nem sabia dos novos pecados... "E é tão bom não ser divina"

Liza Mello disse...

olha samir... que o joaquim clotet vai rastrear o teu blog e não só te expulsar da puc, como também te mandar pro inferno!!

hehehe

Luana Duarte Fuentefria disse...

É a instituição mais rica do mundo pregando contra a riqueza. É o caos instaurado!!!

Só nos resta rezar... (ops!)