quinta-feira, 12 de julho de 2007

Convocação


Foto: blog do Renato Testa

Em um de meus passeios rotineiros pela comunidade orkuteana de Teorias da conspiração, deparo-me com um tópico bizarro: vergonha de ser brasileiro. Seu criador afirma ter orgulho de sentir vergonha de ser brasileiro e alega ter feito o tópico para ver se alguém conseguiria demovê-lo de sua contundente posição. Minha vontade de esculachá-lo logo foi embora quando vi que muitos já tinham mandado o infeliz pra bem longe (literalmente). Bem merecido. Afinal de contas, além de ser uma colocação ridícula e contraditória, não estava no lugar certo! Cadê a conspiração no que ele dizia? Francamente, devia ter procurado uma dessas comunidades do tipo Odeio o Brasil ou algo assim.

Aliás, não entendo como alguém pode odiar o próprio país. Não gostar, não concordar, não amar é uma coisa; mas ódio é um sentimento forte demais para se referir a algo tão complexo e heterogêneo como um país inteiro! Odiar a própria pátria é, de certa forma, odiar a si mesmo. É não suportar viver em um país deficiente sabendo que não está ajudando. É deslumbrar-se com o exterior e esquecer a sua gente. É não ter amor próprio.

O Brasil pode não ser lá essas coisas. Há corrupção, descaso por educação, pobreza, uma concentração enorme de renda... Tudo isso nós temos. Mas não é por isso que devemos hastear a bandeira branca e ir embora! O tempo dos discursos retóricos já passou e as utopias estão sepultadas. O concreto e o real são o que importa. E a realidade é dura, com certeza, mas pode ser mudada. Se cada um pensasse que nem o “cidadão” do supracitado tópico, o Brasil seria uma nação de desertores. Já não bastam os desertores de Brasília, que se fartam com a miséria do povo.

O patriotismo não deve virar xenofobia, mas não pode cair no esquecimento. Eu sou patriota, e você?

6 comentários:

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Merece ser esculachado demais!!
É impossível odiar o prórpio país. Até porque ele odeia, mas aposto que não faz nada pra mudar tudo que lhe incomoda!
Tenho orgulho do meu país e orgulho de ser brasileira! Um povo que, mesmo com toda miséria, alto índice de analfabetismo e má qualidade de ensino, sabe ser alegre, hospitaleiro e têm o velho jeitinho brasileiro de ser!
Sobre os cidadãos que mancham a imagem do país não preciso nem comentar.
Beijos
FELIZ ANIVERSÁRIO!

Unknown disse...

É bem mais fácil dizer que odeia, do que tentar consertar um país capenga. O gramado do vizinho é sempre o mais bonito mesmo. É bem mais fácil cultivar as riquezas, a cultura, as músicas, a arte dos países que, por possuirem dinheiro, os tem muito forte, do que procurar as diversidades, as cores, a pureza que existe no Brasil. Sim... Existe muito o que se admirar no Brasil! Só que uma população que não tira os olhos do jornalismo manipulado que existe na televisão não tem como enxergar!

Ta na hora de mudar isso, Sammy! Confio na tua geração de jornalistas!

E eu fazendo meus discursos! hehe

Beijos!

Luana Duarte Fuentefria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Duarte Fuentefria disse...

Eu também sou!
Quem odeia seu país odeia a própria natureza. Quem não ama sua natureza não quer melhorá-la. Quer continuar na mesma.
Resumo: êita, gente ignorante!

Anônimo disse...

sou!
e muito.
fico muito brabo quando as pessoas esculacham o país. párem todos! esse país é lindo, o nosso estado, apesar de tudo, eu acho o melhor. pra mim os gaúchos são os mais inteligentes, os únicos q falam certo...
e sobre esse cara ai, é um pobre coitado.
ah, quero elogiar o texto q tá mto legal. bem escrito mesmo.

eu, giana e john criamos um blog em conjunto sobre cultura. entra lah e vê o q tu acha!

Giana Hahn disse...

Eu sou mto patriota!!
sabe aquela velha frase "se não ajuda, não atrapalha?"
Muito fácil ficar de braços cruzados, só assistir aos acontecimentos e falar mal! Se odeia o Brasil, se muda!! Mas não espalha esse sentimento por aí!
E outra: nosso país não tem apenas coisas ruins, as boas tbm merecem ser lembradas e é por causa delas que nutrimos nosso sentimento ufanista!