quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Polêmica de cuecas

Domingo passado (10) uma reportagem estarreceu meu desânimo natural e típico do dia. A fantástica frase que abria a matéria de um certo night show era mais ou menos assim: “Polêmica, a babá pode usar a piscina do seu condomínio?”. Nem a emoldurada voz do Cid Moreira conseguiu acalmar minha abalada percepção.

Como assim, polêmica? Me parece que, ao estar sob o encargo exclusivo de tomar conta de uma (ou mais) criança (s), é intrínseco que uma babá acompanhe-a(s) em todas as suas atividades recreativas. Não consigo conceber que o preconceito e a síndrome-do-nariz-empinado cheguem ao ponto de barrar a entrada da empregada e, por conseqüência, da criança, numa área de lazer aberta a todo o condomínio.

“Ah, mas a babá não mora no prédio”, alegam os narizes empinados. Usam a norma como meio de proibição, ainda que erroneamente. Ora, aposto que as babás passam mais tempo nos condomínios de luxo do que as madames e os empresários que pagam os aluguéis ou possuem o imóvel. Feitos os trâmites legais e exames médicos, por que uma babá não poderia cuidar de uma criança na piscina? Estariam, então, os filhos da classe média alta proibidos dessa benesse por puro preconceito?

A reportagem me fez pensar que estamos à beira de um apartheid social. Assim, fica difícil ver alternativas plausíveis para uma nação tão controversa, mas que precisa, antes de tudo, de união.

10 comentários:

Rô Peixoto disse...

Talvez eles peguem o que devem considerar a maior doença da empregada: a pobreza!

É... o mundo deles gira em torno dos próprios umbigos!!

Liza Mello disse...

e essa até não faz parte da polêmica dos cartões corporativos? quem faz a segurança deve acompanhar o seu protegido em todas as circunstâncias em que este se expõe.
empregadas q gostam de piscinas, uni-vos!

Rô Peixoto disse...

Atualizei-me!!!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Bah, quando eu vi essa manchete pensei: credo, que decadência esse Fantástico!

Me recusei a assistir à matéria, mas realmente, faz sentido o que tu disse.

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Samir, eu acho que o que eles levantaram foi o fato de a empregada tomar banho junto com as crianças na piscina e não apenas acompanhá-la e vigiá-la de fora. De qualquer forma, não justifica a "polêmica". Depois, se acontece algo com a criança a culpa é de quem? Da empregada, obviamente...

Beijo

Unknown disse...

Olá Samir,

Sou Stephanie Sarmiento, da empresa HOTWords.

Gostaria de convidá-la a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual. Existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do http://sobrejornal.blogspot.com/.



Com o HOTWords, editores de sites, blogs e portais passam a contar com uma nova fonte de receita gerada a partit dos textos de matérias e notícias publicados em seus sites.

Para implementar o HOTWords é simples e não envolve nenhum tipo de custo. Cadastre-se no Programa de Parcerias HOTWords: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo5

Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.

Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.


Estou a disposição para eventuais dúvidas.


Atenciosamente,

Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Luana Duarte Fuentefria disse...

Mazá! Agora Samir começar definitivamente sua vida de cronista. Vai até ganhar dinheiro com isso! huehue

Anônimo disse...

Amo trabalhar domingo a noite e "ter" que perder esse programa decadente... Fico mais ácido domingo a noite devido as aberrações desse "programinha".
Abração

vitor disse...

uma ex-empregada se sentia lisonjeada porque eu e ela comíamos a mesma comida... ela havia trabalhado em uma casa onde a empregada almoçava uma outra comida, que não fosse a da família.

Tuta Santos disse...

Não estamos à beira de um apartheid social, estamos mergulhados, a milhares de quilômetros da superfície.
O preconceito é a droga da humanidade. Rebaixando o outro, pela lógica eu sou superior, não é isso que acontece?
Quanto mais informação temos à disposição, mais ignorantes fazemos questão de ser.
Abraço.